Desde o fim de outubro do ano passado, denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher podem ser feitas também pelo WhatsApp. Os dois serviços passaram a ser oferecidos pelo aplicativo e são mais uma via para efetivar o combate a violações de direitos humanos no país. Para atendimento ou denúncias, deve ser enviada mensagem para o número 61 99656-5008.

O mecanismo de funcionamento da ferramenta é o seguinte: após o recebimento da denúncia, resposta automática será enviada e, em seguida, um atendente da equipe da central única dos serviços dará sequência ao atendimento. Será realizada análise dos casos repassados para um posterior encaminhamento aos órgãos de proteção e defesa dos direitos humanos. Vale ressaltar que, junto com as denúncias, é possível enviar fotos e/ou vídeos pelo aplicativo, o que facilita o trabalho de investigação.

Além do WhatsApp, continua à disposição da população o serviço telefônico pelo Disque 100 e Ligue 180. Esses canais podem ser acessados também pelo site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil. As denúncias são anônimas e o denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda apresentada.  O atendimento acontece 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Os canais disponíveis também podem ser acionados para esclarecimento de dúvidas, registro de reclamações e recebimento de sugestões sobre o serviço.