Um morador de Varjão de Minas denunciou neste fim de semana a poluição na represa da cidade. Segundo o denunciante, o local apresenta mau cheiro. O Patos Hoje já havia noticiado uma reclamação parecida em fevereiro deste ano.

O morador, indignado com a situação, entrou em contato com o Patos Hoje e enviou vídeos mostrando a gravidade do problema. Segundo o denunciante, os registros foram feitos no sábado (15), mas a situação continua a mesma nesta terça-feira (18). Em um dos vídeos, o morador disse que é uma “covardia” o que está acontecendo, ele afirma que há peixes mortos no local. Outro morador, que não aparece no vídeo, diz “está fedendo” se referindo ao esgoto que é derramado na represa.

O denunciante gravou o vídeo em outro local na represa e mostrou mais um problema grave. Além do esgoto, que deixa a represa com aspecto verde, vários lixos foram descartados e acumularam em certos pontos da represa.

O Patos Hoje entrou em contato com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Varjão de Minas, Petrônio Araújo de Faria, que emitiu a seguinte nota: “Em resposta a sua indagação quanto a mortalidade de peixes na lagoa em Varjão de Minas, essa denúncia não procede, foi verificado por mim agora cedo dia 18/06/2024 e não encontrei nenhum peixe morto na orla e nem no sangrador da mesma. Quanto ao esgoto que está sendo lançado no recurso hídrico, essa é uma situação que vem se arrastando desde 2022 na qual o Prefeito afastado iniciou uma obra que se arrastou até final de 2023 não sendo concluída, com o afastamento do prefeito em novembro de 2023 a obra cessou. Com a mudança de gestor, assumiu a vice-prefeita, tendo tomado conhecimento da situação, está providenciando a conclusão da referida obra, que depende da licitação e recurso para conclusão”.