Os prefeitos da Amapar- Associação dos Prefeitos Municipais do Alto Paranaíba- receberam nesta quinta-feira (29) a visita do vice-governador, Paulo Brant. De forma praticamente unânime, eles cobraram mais apoio do Governo Estadual na área da saúde. Ele reconheceu a necessidade da melhoria na estrutura de saúde da região. O deputado Estadual Hely Tarquínio e a Deputada Federal, Greyce Elias, também participaram da reunião.

O vice-governador, Paulo Brant, iniciou sua fala destacando que há um problema de governança no país, havendo uma centralização muito grande no governo federal e nos grandes centros, o que acaba afetando os municípios e regiões. Ele defendeu que seja feita uma reestruturação do sistema nacional e elogiou a Amapar que uniu os prefeitos para resolveram as situações regionais.

Com relação à questão da saúde, o vice-governador destacou que a região do Alto Paranaíba é muito bem avaliada em vários setores, mas a estrutura da saúde é precária. “O SUS sofreu um stress muito grande com a pandemia, mas o sistema deve sofrer ainda mais sofrer nos próximos. O SUS é uma conquista civilizatória, mas a saúde vai demandar mais esforços. Precisa resolver os problemas estruturais. Menos BH e mais Minas Gerais”, destacou.

Em entrevista ele contou que a visita não teve fim político e que a intenção foi ouvir as demandas da região para solucionar os problemas. Mais uma vez ele reconheceu que o sistema de saúde na região é precário. Paulo Brant deixou escapar que é contra a reeleição, mas explicou que isso não significa que seja contra a reeleição do Governador Romeu Zema, com quem disse se dar muito bem.

O Prefeito Luís Eduardo Falcão destacou a importância da Santa Casa que deve começar a funcionar nos próximos dias. Ele ressaltou que os municípios da região vão contribuir para viabilizar o funcionamento da unidade hospitalar e pediu apoio do Governo Estadual que já informou que vai oferecer equipamentos para a instalação. O prefeito também anunciou a instalação da Agência da Caixa Econômica exclusiva para o agronegócio.

O gerente geral da agência da Caixa para o Agronegócio, Arthur Sandin, explicou que a agência já está funcionando provisoriamente no espaço da Caixa da Rua Olegário Maciel, mas o processo de seleção do novo imóvel já está em andamento. O Prefeito Falcão destacou que a agência vai contribuir com o trabalho dos produtores rurais de Patos de Minas.