A primeira reunião extraordinária na Câmara Municipal de Patos de Minas aconteceu na tarde desta terça-feira (21).
A primeira reunião extraordinária na Câmara Municipal de Patos de Minas aconteceu na tarde desta terça-feira (21). O objetivo não foi nada comum. Conforme manda o regimento interno, a intenção foi comunicar oficialmente os outros vereadores sobre a renúncia do vereador Francimar Rosa dos Santos, o Ditinho, 2º vice-presidente da Câmara. Também foi feito o anúncio da convocação do suplente, David Balla.

O vereador Valdir Reis enviou justificativa informando que não poderia comparecer. Os outros 15 vereadores participaram da reunião que começou com a presidente da Câmara Municipal, Edimê Avelar, justificando que o pedido de renúncia preencheu todos os requisitos legais e não caberia qualquer aprovação por parte do legislativo.

A renúncia se deu por motivos pessoas. No documento, Ditinho pediu a compreensão de todos, principalmente dos eleitores. O vereador Otaviano Marques leu o parecer jurídico confirmando a legalidade do ofício que teve firma e letras reconhecidas em cartório. O próximo passo será a publicação na imprensa local e informar a justiça eleitoral.

Foi anunciada também a convocação do 1º suplente David Balla que teve 967 votos. A partir da convocação oficial, ele terá 3 dias para tomar posse. Caso haja qualquer problema, o 2º suplente, Lázaro Daniel, que teve 724 votos, será chamado. A Presidente da Câmara, Edimê Avelar, deseja que ele já participe da próxima reunião que acontece na quinta-feira (23).

A vereadora disse que a reunião será para a escolha das comissões, sendo importante a participação do novo legislador. Outra questão que não ficou definida será qual cadeira David Balla ocupará na câmara. Isso porque, segundo o assessor jurídico, Itamar Fernandes, o regimento não define claramente se o vereador que tomou posse posteriormente ocupa automaticamente o lugar deixado pelo ex-vereador na mesa diretora, neste caso, 2ª vice-presidência.

Autor: Farley Rocha