Corretores, representantes de imobiliárias e proprietários de imóveis participaram em bom número da audiência.
A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara Municipal de patos de Minas promoveu uma audiência pública na tarde dessa quinta-feira (07) para discutir com empresários e profissionais do setor de habitação o Decreto Municipal que alterou os critérios para a cobrança do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI. A comissão formada pelos vereadores Amarildo Ferreira, Dalva Mota e Isaías Martins recebeu inúmeras reclamações sobre o aumento no valor do Imposto provocado pelo Decreto.

Os corretores, representantes de imobiliárias e proprietários de imóveis participaram em bom número da audiência. Eles reclamam que o novo decreto municipal chega a triplicar o valor do imóvel em alguns casos. Os profissionais do setor afirmam que isso ocorre por que a avaliação dos imóveis feita pela Prefeitura está muito acima do valor de mercado. O Decreto está em vigor desde o dia 19 de maio.

O decreto Municipal foi criado para corrigir algumas distorções. A maior parte dos imóveis em Patos de Minas está avaliada na Prefeitura por preços muito inferiores aos que são praticados atualmente. Em muitos casos os valores são irrisórios, fazendo com que o valor do Imposto também seja baixo. Os profissionais do setor reclamam, no entanto, que a correção veio pesada demais.

Durante a audiência, os vereadores decidiram formar uma comissão para tentar rediscutir o problema com a Administração Municipal. Eles querem que o Decreto seja suspenso até que um meio termo seja encontrado. O requerimento com as propostas será votado na reunião dos vereadores nesta sexta-feira (08).

Autor: Maurício Rocha