Câmara Municipal de Lagoa Grande. ( Foto: Ilustração )

O Prefeito de Lagoa Grande, Márcio Valeriano, chegou a vetar a lei que aumentaria os salários dos nove vereadores da Câmara Municipal, mas não teve jeito. Os legisladores derrubaram o veto e conseguiram promulgar a lei que aumentou os próprios salários. Após a aprovação, neste tempo de crise, a Prefeitura está tendo que se virar para cumprir com as obrigações sem ferir a lei de responsabilidade fiscal.

De acordo com o veto do Prefeito, o município de Lagoa Grande, como boa arte do país, não passa por boas condições econômicas e pediu para que os vereadores refletissem sobre o reajuste de 4,1% sobre os seus salários. No entanto, por 6 votos a 1, a Câmara Municipal derrubou o veto do chefe do executivo e promulgou a Lei 810 de 2015 em 14 de agosto. Como o reajuste era para ser em janeiro, todo o aumento retroativo teve que ser pago.

Diante da situação, a Prefeitura Municipal, que já não estava em boas condições, ficou ainda pior. Segundo servidores ouvidos pelo Patos Hoje, algumas demissões podem acontecer e não haverá mais possibilidade de fazer contratações temporárias para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além da crise financeira, outra situação está complicada após o veto. Segundo informações, os vereadores passaram a dificultar as ações do poder executivo.

Entenda o caso

O reajuste normal dos servidores municipais, por causa das dificuldades do município, só aconteceu no segundo semestre. Porém, segundo informações adquiridas com servidores da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, esse aumentou não abrangeu o Prefeito Márcio Valeriano e nem os agentes políticos como secretários e procuradores, justamente para não onerar ainda mais o município. Não contentes com isso, os vereadores produziram um projeto e o aprovaram aumentando os próprios salários em 4,1%, como aconteceu com os servidores de carreira. A lei foi vetada pelo prefeito, mas os vereadores acabaram derrubando o veto. Com isso, os nove vereadores da cidade de pouco mais de 10 mil habitantes receberam o aumento retroativo ao início do ano e passaram a receber o aumento dado por eles mesmos.

Tentamos falar com o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa Grande, no entanto não conseguimos contato.

Votaram a favor do reajuste:

Gaspar do Barreirão, José Orlando, José Abelha, João Paulo Tumé, Edisom Pereira, Dona Edna

Vereador que se absteve:

Denis do Laripe

Vereador que votou contra:

Braz Capoeira

Autor: Farley Rocha