A Câmara Municipal aprovou a doação de um terreno no valor de R$245 mil para a construção de uma usina de reciclagem em Patos de Minas. O terreno pertencia ao governo do estado e foi doado para o município que, por sua vez, o repassou para a Cispar. O recurso de R$16 milhões para a construção da usina foi destinado pelo governo através das indenizações da Vale em decorrência da tragédia de Brumadinho.

O projeto de lei que permite a destinação do terreno foi aprovado durante a reunião ordinária dessa quinta-feira (28). A usina será implantada em Patos de Minas, na região da Serrinha, em área que pertencia ao D.E.R e que foi cedida pelo Governo do Estado. A unidade atenderá oito municípios do Alto Paranaíba, com capacidade de processamento de mais de 350 toneladas dia, recuperando até 70% dos resíduos, gerando receita e créditos de reciclagem para o consórcio e agentes de reciclagem.

Além da usina mecanizada, o CISPAR será contemplado pela SEMAD, com a elaboração de projeto de estruturação de concessão de sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final Resíduos Sólidos Urbanos. De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, Patos de Minas só tem a ganhar com a implantação da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos.

Ele disse que agora o terreno será repassado para o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba e já nas próximas semanas o recurso deve estar em caixa para o início das obras. “O consórcio terá 18 meses para implantar a usina de triagem e o mesmo prazo para modelar a nova PPP de coleta e destinação final, disse ele”. A Parceria Público Privada é em parceria com o estado e BDMG.