O local ficou uma verdadeira bagunça com a partida dos estrangeiros.

Cerca de 30 venezuelanos desembarcaram em Patos de Minas nessa semana e causaram uma verdadeira comoção entre os patenses. Eles se dividiram pelas principais ruas da cidade com cartazes e apelo por ajudar e mobilizaram muita gente nas redes sociais e grupos de aplicativo. Voluntários sensibilizados doaram alimentos e um lugar para que eles pudessem se acomodar. Assistentes sociais da Prefeitura acompanhavam a situação de perto. Mas de uma hora para outra, os venezuelanos decidiram ir embora e não levar sequer os alimentos que ganharam.

A reportagem do Patos Hoje foi até a sede de uma igreja evangélica, no bairro Ipanema, onde os venezuelanos haviam sido acolhidos, mas ao chegar ao local, veio a surpresa, eles haviam ido embora e deixando tudo que ganharam para trás. De acordo com José Donizete, líder do grupo Primeiro Passo para a Vitória, tudo foi preparado com muito carinho para que eles se sentissem em casa, mas na tarde dessa quinta-feira (10) eles decidiram partir rumo ao estado da Paraíba.

José Donizete explicou que eles ganharam berço, cama, colchão, geladeira, fogão e foram acolhidos em um enorme galpão. Além disso, os venezuelanos receberam as doações de várias roupas, sapatos, brinquedos para as crianças sem falar nos mantimentos como arroz, feijão, frutas, legumes, verduras e guloseimas. “Nós montamos todo esse espaço aqui para abriga-los, corremos atrás e hoje quando chegamos aqui tinha só três deles. Conversei com eles e fui informado que eles estavam indo para João Pessoa na Paraíba. Eu não tive o que fazer”.

Nós também conversamos com o jovem Patrick Fernandes que auxiliou os imigrantes em Patos de Minas. Patrick contou que ficou um dia todo correndo atrás de doações e de acomodá-los de forma digna. “Ontem eu fiquei o dia todo correndo atrás de doações, buscando cama, colchão e outras coisas no meu próprio carro.

Abri mão de um dia de trabalho para ajudar o próximo e infelizmente nossa recompensa foi essa” disse ele.
Enquanto estávamos realizando a reportagem, muitas pessoas chegaram para levar alguma doação, como roupa, alimento e até eletrodomésticos. O local ficou uma verdadeira bagunça com a partida dos estrangeiros.

Roupas jogadas para todos os lados, fraldas sujas, sapatos, colchões, alimentos queimados e até um frango inteiro na calçada. De acordo com José Donizete, todo esse material será doado para famílias carentes em Patos de Minas. “É um trabalho que a gente faz há quase oito anos aqui na cidade e independente do que aconteceu com esse pessoal, nós vamos continuar fazendo. Esse material aqui vai ser útil para muitas famílias que não possuem condições de comprar”.

Ele finalizou agradecendo a população pelas doações e pelo espírito de solidariedade. “Nós queríamos agradecer muito a população que ajudou, que doou e que tirou um pouco do tempo para ajudar as pessoas aqui” disse ele. Ainda segundo Patrick, o líder dos venezuelanos teria dito que, se não gostassem de João Pessoa, iriam voltar para Patos de Minas.