As doses da vacina destinada às pessoas com deficiência visual serão aplicadas nesta próxima segunda-feira (14) em patos de Minas. O comunicado foi feito pela Prefeitura Municipal na manhã de hoje (10) ressaltando que, para receber a dose, a pessoa deve possuir cegueira, baixa visão ou visão monocular. Na semana passada, uma mensagem falsa circulou as redes sociais e fez com que a vacinação neste grupo prioritário fosse interrompida.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a deficiência visual prioritária é aquela que ocasiona dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo usando óculos, ou seja, que limita ou impede a pessoa de desempenhar suas atividades diárias em igualdade com os demais. São elas:

– cegueira: acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica;

– baixa visão: acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

– visão monocular: cegueira em um dos olhos.

Dessa forma, não são prioritários os indivíduos com erros de refração, sendo os mais conhecidos a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo. Ainda segundo o município, qualquer problema ocular que seja passível de correção, seja por cirurgia ou por uso de lentes e óculos, não é considerado deficiência visual. Para se vacinar, as pessoas devem apresentar um dos seguintes documentos:

•             documento oficial de identidade com a indicação da deficiência;

•             cartões de gratuidade no transporte público;

•             laudo médico da rede pública ou particular que ateste a deficiência visual permanente grave nos termos acima descritos.

A Prefeitura informa ainda que não serão aceitas autodeclarações. Para vacinar-se, a pessoa também deve apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência em Patos de Minas. Quem possuir cartão de vacina também deve levá-lo. A vacinação acontecerá na sede do Projeto Saci de 08h00 às 11h00 e de 12h00 às 15h00.