A URT perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, na noite deste sábado (14), na Arena DB, em Patos de Minas. O Trovão Azul, que precisava vencer para se classificar para a semifinal, não conseguiu e ficou com uma vaga no Troféu Inconfidência. A partida foi marcada por expulsões e forte atuação do VAR.

A URT começou em cima e abriu o placar com apenas 3 minutos do primeiro tempo. Gabriel Moyses, o artilheiro da equipe de Patos de Minas, dominou e acertou um belo chute de fora da área. A bola foi no ângulo, sem chances para o Cássio. O VAR foi chamado e viu um impedimento no lance, anulando o gol. A imagem divulgada não ficou muita clara se houve irregularidade.

O Cruzeiro teve a primeira chance aos 12 minutos. Matheus Pereira recebeu dentro da grande área e, no momento de finalizar, isolou a bola, que só não saiu do estádio porque bateu na Mangueira. Aos 14 minutos, o camisa 10 teve uma nova oportunidade, mas cabeceou sozinho para fora do gol.

O técnico Ito Roque precisou fazer uma alteração aos 24 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Leandro, que voltava de lesão, precisou deixar o gramado para entrada de Peloggia.

Aos 26 minutos, o Cruzeiro abriu o placar. Matheus Pereira chutou de de fora da área, Ariel espalmou. A bola caiu nos pés de Gerson que tocou para Kaio Jorge, artilheiro do campeonato, abrir o placar.

Aos 46 minutos, Arroyo arrancou do meio campo e finalizou por entre as pernas do goleiro Ariel, ampliando o marcador para o Cruzeiro, mas o árbitro anulou, assinalando um impedimento. O VAR revisou e apontou que o atacante estava em posição regular. No minuto seguinte, o Cruzeiro quase marcou mais um, mas a defesa se recompôs no momento da finalização de Matheus Pereira.

Aos 54 minutos, o volante do Cruzeiro Matheus Henrique recebeu o segundo amarelo após uma dívidida com um atleta da URT. O volante foi expulso e a equipe Celeste foi pro intervalo com um a menos em campo, mas com vantagem no marcador.

Para o segundo tempo, ambos os técnicos fizeram modificações. Ito Roque colocou Laercio e Wesley Hiago no lugar de Federico e Hippolito. Já o técnico Tite tirou Arroyo e colocou Lucas Romero.

A URT teve a primeira chance do segundo tempo logo aos 4 minutos. Moyses aproveitou um cruzamento e cabeceou para fora.

Aos 12 minutos, Pedrinho acertou uma solada na panturrilha de Matheus Pereira, durante uma dividida de bola. O VAR chamou o árbitro que aplicou cartão vermelho para o jogador da equipe de Patos de Minas. A partir desse minuto, ambos os times ficaram com 10 atletas em campo.

A URT teve outra chance aos 31 minutos, Wesley Hiago, de dentro da grande área, cabeceou para fora do gol.

Aos 52 minutos, o Matheus Pereira, do Cruzeiro, errou mais um gol. Ele saiu cara a cara com o goleiro Ariel, driblou e chutou para fora.

A URT diminuiu aos 54 minutos, o último do jogo, Laercio cruzou na grande área e Mateus Peloggia finalizou para o fundo do gol. Mas, não houve mais tempo, o Cruzeiro venceu por 2 a 1.

Com a derrota, a equipe de Patos de Minas, que teve a chance de se classificar para a semifinal ainda na penultima rodada, ficou apenas com uma vaga para o Troféu Inconfidência. O Atlético MG, que era o segundo colocado, goleou o Itabirito por 7 a 2, assumiu a liderança do grupo A e ficou com a vaga na semifinal.