Falta 10 dias para que os eleitores patenses voltem às urnas para escolher o próximo presidente do Brasil. Dessa vez, a Justiça Eleitoral garante que a votação ser mais tranquila em razão do voto ser apenas para presidente. Na manhã desta quinta-feira (20), a juíza do foro eleitoral, Solange Borba, conversou com a imprensa e deu detalhes da preparação dar urnas para o dia da votação.

São 359 seções de votação em Patos de Minas, 50 em lagoa Formosa, 20 em Varjão de Minas e em São Gonçalo do Abaeté. Só em Patos de Minas são mais de 114 mil pessoas aptas a votar. De acordo com a Dra. Solange Borba, as urnas são preparadas com antecedência para que no dia das eleições não haja nenhum tipo de intercorrência. Ela explicou que todas são lacradas e auditadas para manter toda a lisura do processo.

Além disso, A juíza disse que cada urna é habilitada individualmente. “Nós fazemos isso justamente para checar toda a funcionalidade da urna como o teclado, a tela, as informações entre outros fatores. Disse ela. A Dra. Solange ressaltou também a segurança da urna eletrônica em relação às desconfianças de sistema. “A urna não possui conexão com a internet, tudo é feito de forma manual e temos total e plena confiança no sistema eleitoral brasileiro”.


Em relação a Biometria, muitas pessoas questionaram o fato de não terem coletado e quando foram votar no primeiro turno, foram identificados pela biometria. De acordo com a juíza isso aconteceu porque a justiça eleitoral firmou uma parceria com alguns órgãos, como por exemplo o Detran. Quando a pessoa faz a renovação da CNH, automaticamente esses dados são enviados para o Tribunal Superior Eleitoral que insere a biometria da pessoa no título de eleitor.

O segundo turno das eleições acontece no domingo 30. Mais de 114 mil patenses deverão ir às urnas.