O grupo Tupam (Teatro Universitário de Patos de Minas) patrocinado pelo UNIPAM esteve nos dias 23, 24 e 25 de julho em Conselheiro Lafaiete/MG participando do XI FACE (Festival de Artes Cênicas). Foi o maior sucesso já alcançado por este grupo e premia a dedicação e o compromisso com que toda a equipe vem trabalhando. O grupo saiu com 10 prêmios e 16 indicações.

No último festival Nacional da cidade de Varginha – MG, o grupo já havia conquistado o título de “Excelência Profissional” com o espetáculo “Decamerão: o santo milagreiro”. De Conselheiro Lafaiete para Patos de Minas, o grupo TUPAM trouxe todos os prêmios máximos da categoria “Comédia” e da categoria “Infantil”, concorrendo com os espetáculos “Decamerão: o santo milagreiro” e “Revolução dos Ratos”.

Decamerão foi vencedor do festival por unanimidade. Os outros dez grupos que representavam a comédia não foram indicados a nenhum dos prêmios máximos e o grupo TUPAM reinou absoluto na decisão final dos jurados: melhor espetáculo Comédia Nacional, melhor direção, melhor maquiagem, melhor atriz nacional, melhor cenário (Marcos Nepomuceno) e melhor trilha sonora. Esse espetáculo ainda foi indicado para melhor figurino, melhor ator (Elcio Moreira Alves) e melhor atriz.

As atrizes Karla Cristina e Bianca Moreira foram as únicas indicadas para o prêmio de melhor atriz na categoria comédia e por isso a briga pelo prêmio de melhor atriz ficou em casa. E quem acabou levando o prêmio final foi Karla Cristina.
“Revolução dos Ratos” espetáculo infantil que vem sendo apresentado para as empresas em Patos de Minas, concorreu pela primeira vez em um festival e trouxe os seguintes prêmios: “melhor espetáculo infantil” “melhor direção”, “melhor texto original” e “melhor atriz”. Vivian Cristina mostrou sua excelência e trouxe o prêmio mais desejado de melhor atriz da categoria infantil.

Revolução dos Ratos ainda foi indicado para melhor cenário, melhor maquiagem e atriz coadjuvante (Clerismar Rosa). O prêmio de melhor direção para os dois espetáculos também confirma o alto nível e a responsabilidade de Consuelo Nepomuceno que vem registrando em seus trabalhos no Núcleo de Arte e Cultura do UNIPAM, a ética e o comprometimento com a arte.

A trilha sonora de Decamerão acontece ao vivo com a participação de um coro constituído por doze cantores sob a coordenação do professor Castor (do Conservatório Municipal), Silvestre Barbosa e Paulo Henrique Fernandes da Silva. A 11ª edição do Festival de Lafaiete teve, esse ano, 112 inscrições e sessenta e oito grupos selecionados. Os relacionaodos foram divididos em duas categorias: regional e nacional. O grupo TUPAM concorreu com a categoria nacional.