Os resultados impressionam e os projetos para o futuro são animadores.
A reitoria do Centro Universitário de Patos de Minas e a direção da Fepam, Fundação que mantém o Unipam, reuniram a imprensa e autoridades patenses na noite dessa sexta-feira (25) para fazer um balanço das atividades realizadas nos últimos quatro anos. Os resultados impressionam e os projetos para o futuro são animadores.

O crescimento registrado pelo Centro Universitário de Patos de Minas nos últimos anos é de impressionar. A instituição alcançou a marca de 800 funcionários, cerca de 6.000 alunos e aproximadamente 10.000 pessoas atendidas em projeto sociais. São 26 cursos de graduação e 39 opções de pós-graduação. Em apenas quatro anos 6.000 profissionais foram formados pelo Unipam.

Para atender esta demanda, o Centro Universitário construiu uma mega-estrutura. Para se ter uma ideia, o número de laboratórios de aprendizagem chega a 70. São 870 computadores disponíveis para a aprendizagem dos alunos e a biblioteca, uma das maiores do Estado, conta com mais de 60 mil exemplares.


A aprendizagem dos alunos passa também por congressos, eventos científicos e pesquisas, além de convênios firmados com diferentes instituições. O último a ser assinado é a parceria com a FHEMIG e com a Prefeitura para o funcionamento do Hospital-Escola da Faculdade de Medicina do Unipam.

Hospital Escola começa a funcionar em fevereiro

A construção do Hospital Escola da Faculdade de Medicina do Unipam está na fase de acabamento. A previsão é de que a obra seja inaugurada e comece a funcionar no dia 1º de fevereiro de 2012. O local vai abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica de Especialidades. O prédio vai abrigar também a sede do SAMU Regional, que deverá ser modelo para todo o país, atendendo toda a região.

Adesão ao ProUni

A partir de 2012 cerca de 1.300 estudantes do Centro Universitário de Patos de Minas terão bolsas de estudo para concluir o ensino superior. A adesão ao ProUni vai permitir que a instituição distribua R$ 8 mil em bolsas integrais e parciais para os estudantes. Os estudantes que não se enquadrarem no ProUni, mas comprovarem carência poderão ser beneficiadas ainda com a Bolsa Social.

Mega Centro de Convenções

Durante a solenidade de apresentação dos resultados, a direção da Fepam anunciou a construção de um Centro de Convenções com capacidade para 3 mil pessoas. Waldemar Rocha, presidente da Fundação, disse que está pensando no futuro e que dentro de alguns anos Patos de Minas precisará de uma estrutura como esta.

O Centro de Convenções será construído em uma área de 14.537 metros quadradas localizada na avenida Marabá no bairro Alto Limoeiro. Uma comissão com três arquitetos foi formada para avaliar as melhores proposta para a construção do centro. Seis projetos, sendo três de Patos de Minas, foram apresentados até agora e estão sendo avaliados. Na próxima semana serão avaliadas as propostas financeiras.

Após a apresentação, os diretores da Fepam e Unipam agradeceram o apoio das autoridades e da população e receberam elogios pelo trabalho que vem sendo realizado à frente do ensino superior em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha