O Centro Universitário de Patos de Minas iniciou, nessa segunda-feira (09), o processo de migração do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino. O UNIPAM tem até o dia 30 de abril para fornecer todas as informações exigidas pelo Ministério da Educação.

Até o ano passado, a Constituição do Estado de Minas Gerais permitia que cursos de graduação fossem criados e supervisionados pelo Conselho Estadual de Educação. Entretanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, a partir de agora, o Ministério da Educação assumirá todos os cursos de graduação.

Com isso, cerca de 40 instituições de ensino superior em todo o país terão que migrar para o Sistema Federal de Ensino. O Unipam iniciou o processo nessa segunda-feira em uma reunião com todos os diretores de faculdades e coordenadores de cursos.

O processo de migração é totalmente informatizado. O MEC abriu um espaço em seu portal na Internet para que as instituições forneçam as informações necessárias. O UNIPAM terá que apresentar cada um dos 28 cursos disponibilizados, desde estrutura física até o número de professores e alunos.

A assessora educacional do Unipam, Maria Valéria de Melo, explicou que o trabalho é demorado por que o Centro Universitário é muito grande. Ela afirma, no entanto, que todos os profissionais estão envolvidos no processo e que o tempo, apesar de curto, será suficiente para fazer a migração.

O reitor, Raul Scher, informou que a instituição está tranqüila quanto à renovação de seus atos autorizativos, uma vez que o Unipam preenche todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação.