A Prefeitura Municipal entregou, na manhã desta quinta-feira (14), mais uma reforma de Unidade Básica de Saúde em Patos de Minas. Assim como aconteceu com a unidade do bairro Sebastião Amorim e Lagoa Grande, a unidade do bairro Alto Limoeiro também foi completamente reformada. Foram mais de dois meses de trabalho do chão ao teto.

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, representantes do legislativo, autoridades militares entre outras. O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que a unidade foi completamente reformada, mas quem pensou que fosse só elogios se enganou. O prefeito disse que é um absurdo que a unidade seja reformada dois anos depois de sua inauguração. “O município precisa ter mais compromisso com o dinheiro público. É um absurdo que nós tenhamos que reformar uma unidade de saúde dois anos depois de inaugurada”, disse ele.


A secretária de saúde, Ana Carolina Caixeta Magalhães relatou que foram gastos mais de R$150 mil com a reforma da unidade. A secretária explicou que foi feita a reforma total de piso, paredes, pinturas e também a parte elétrica e hidráulica. “A unidade foi toda pintada por dentro e por fora, além de vários mobiliários novos que nós adquirimos. Alguns já chegaram e outros ainda vão chegar”, afirmou.


A Unidade de Saúde da Família do bairro Alto Limoeiro foi inaugurada em julho de 2020 pelo então prefeito da época José Eustáquio Rodrigues Alves. A unidade leva o nome da dona Sílvia Maria Ferreira que faleceu em 2018 aos 107 anos. Quem esteve na inauguração foram os filhos dela, o senhor José Belchior e a dona Rosa. Segundo eles, é muita alegria que recebem essa homenagem uma vez que ela era muito querida pela família e por todos que a conheciam.

Questionado a respeito da falta de médicos nas unidades de saúde, o prefeito disse que atualmente todas as unidades possuem médicos, apenas duas que os profissionais estão de férias. Ele ressaltou que a prioridade do município é com a saúde e isso está sendo resolvido com a ampliação de leitos, hospitais e o fim da fila das cirurgias eletivas.