Este ano, o espetáculo terá a participação de 42 atores e promete levar o público a reflexão.
Uma chácara nos fundos do bairro Santo Antônio foi o local escolhido pelos diretores da Trupe Retalhos e Remendos para iniciar a preparação para a encenação da paixão de Cristo. Este ano, o espetáculo terá a participação de 42 atores e promete levar o público a reflexão. Como acontece todos os anos, a encenação acontece na Praça Irmão Sol, em frente a Igreja dos Capuchinhos, na noite da sexta-feira santa.

Ao representar a Paixão de Cristo, os atores da Trupe Retalhos e Remendos vão inserir na história mais marcante do Cristianismo, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O objetivo é provocar uma reflexão sobre as questões ecológicas, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas.

Para promover o respeito ao meio ambiente, os atores vão usar roupas produzidas com material reciclável. De acordo com Ana Maria Santos, diretora da Trupe Retalhos e Remendos, o cenário também será montado para promover a reflexão dos fiéis. “Nós vamos mostrar, por exemplo, que a cruz de madeira é uma árvore que está morta”, esclareceu.

Além disso, o espetáculo vai promover, mais uma vez, a inclusão dos portadores de necessidades especiais. Cerca de 10 alunos da Apae de Patos de Minas vão compor o elenco da peça. Este será o terceiro ano consecutivo em que a encenação da Paixão de Cristo é usada para promover a inclusão.

Atores da Trupe que deixaram Patos de Minas para aperfeiçoar a arte de representar em Brasília, também vão participar do Espetáculo. Os ensaios serão intensificados a partir de agora, para que na noite da sexta-feira santa, a apresentação emocione os fiéis como ocorre todos os anos.

O Espetáculo está marcado para as 19h do dia 22 de abril na Praça Irmão Sol. Logo após a apresentação os fiéis sairão em procissão pelas ruas da cidade.

Autor: Maurício Rocha