O encerramento do 3° COMEIA, Congresso Mineiro de Engenharias e Inovações Agrárias, aconteceu na noite dessa sexta-feira (12) com a presença de uma das figuras mais simbólicas do desenvolvimento científico do Brasil na atualidade, o 1° astronauta brasileiro, Marcos Pontes. O astronauta contou toda sua trajetória de vida no ginásio do UNIPAM e motivou centenas de estudantes, professores e autoridades.

De forma bastante natural e tranquila, Marcos Pontes contou todo o trajeto que percorreu até chegar a ser o primeiro astronauta brasileiro. Ele falou da infância e do esforço que teve que fazer para chegar onde chegou. Com um sonho de ser piloto, sempre motivado pela mãe, ele não desistiu e conseguiu.

Marcos Pontes falou de como foi ter sido aprovado entre milhares de pessoas no concurso para ser astronauta. E quando perguntado a respeito de como foi sentir que estava representando milhões de brasileiros, ele disse que foi o maior orgulho e responsabilidade que já teve.

Mas antes, ele ficou sem responder, pensou e apontou duas crianças que estavam no ginásio e disse ser essa a maior satisfação. Ele falou que tudo que fez, ao ver as crianças, valeu à pena porque sabe que todo o seu sacrifício e esforço será levado para mais gerações e servirá de motivação para que outros consigam levantar a bandeira brasileira lá fora não só pelo esporte, mas também pela ciência.

O astronauta também falou da necessidade de se ter uma educação de qualidade no país. Ele disse que por onde passa procura convencer as autoridades de que a educação é a melhor forma de se dar oportunidades para as pessoas e que só assim elas poderão crescer e evoluir o país.

Ao final da palestra, centenas de pessoas aplaudiram de pé o palestrante. Com uma simpatia e educação de poucos, o astronauta ainda tirou fotos com os participantes e distribuiu autógrafos. As centenas de pessoas que compareceram ao ginásio ficaram motivadas com a vida de Marcos Pontes que mostrou que as pessoas nunca podem desistir dos seus sonhos.