A água da Lagoinha adquiriu um tom vermelho, que às vezes se aproxima do cobre, de uns tempos para cá. Para os moradores e frequentadores do lugar, essa mudança pode estar ligada a algum tipo de poluição. Há quem diga que a grande presença de cágados na represa também possa ter relação com o problema.

A cor barrenta da água da Lagoinha não é de agora, mas o tom cada vez mais vermelho causa preocupação. Moradores afirmam que estudantes já fizeram coleta de amostras para análise, mas não tiveram acesso aos resultados. Outra queixa dos frequentadores da Lagoinha é com relação à grande quantidade de lixo jogado na água.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que uma da Diretoria de Meio Ambiente irá ao local esta semana para analisar o motivo da coloração avermelhada, mas adiantou que não foi constatada nenhuma alteração da água da nascente;

Quanto ao espelho d´água, a Prefeitura informou que haverá limpeza e desassoreamento da Lagoinha. O Projeto está em fase de elaboração do edital para licitação. Antes disso deve-se realizar o manejo (resgate, salvamento e translocação) da ictiofauna do parque, ação para a qual o pregão eletrônico foi homologado na última sexta-feira.

“Já para a limpeza da orla e praça da Lagoinha, o local será contemplado com novos varredores, os quais estão em fase final de contratação”, concluiu.