O encontro da tinta azul com as águas do Rio Paranaíba impressiona.

Na última semana, moradores das proximidades do Rio Paranaíba denunciaram mais um caso de mortandade de peixes. Leia mais! As causas ainda não foram identificadas, mas o caso pode estar relacionado ao alto nível de poluição das águas. O Rio recebe toneladas e mais toneladas de esgoto diariamente. Como se não bastasse, as águas estão sendo coloridas com tinta azul.

O Patos Hoje flagrou um córrego de tinta descendo em direção ao Paranaíba. O encontro com as águas do Rio impressiona. Uma mancha de tom azul escuro vai se formando as margens do Rio. A tinta desce junto com a correnteza e, aos poucos, vai se misturando a água barrenta e já bastante poluída pelo esgoto.

A poucos metros dali, na semana passada, moradores registraram a morte de dezenas de mandis e de outros peixes de diferentes tamanhos. Não é possível associar a mortandade com a tinta sem uma análise laboratorial, mas para os ambientalistas não há dúvida de que o despejo de tinta é prejudicial ao Rio Paranaíba.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, viu as imagens e se mostrou bastante preocupado com a situação. Ele disse que todas as tintas têm algum componente tóxico e até mesmo as mais comuns podem causar danos ao meio ambiente e à vida na terra.

O despejo de tinta azul no Rio Paranaíba foi registrado no bairro Várzea, nos fundos do antigo Matadouro Municipal. Ivanildo diz acreditar que a tinta é proveniente de alguma indústria instalada nas imediações. Ele informou que o Codema vai levar o caso à Polícia Militar de Meio Ambiente, Ministério Público e Prefeitura.

Autor: Maurício Rocha