O esgotamento da disponibilidade de leitos para atender pacientes com complicações da Covid-19 tem levado os prefeitos da região a endurecerem ainda mais as regras de distanciamento social. Patos de Minas, que é referência em saúde para 33 município da região, não tem mais vagas de UTIs ou de leitos clínicos, nem na rede pública e nem nos hospitais particulares.

O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas, lembrou a situação de Patos de Minas para conscientizar os moradores e para justificar a prorrogação do Decreto com regras ainda mais rígidas. A partir desta terça-feira (02) que for flagrado sem máscara na cidade será notificado e, se persistir, será multado.

A partir das 19h, haverá troque de recolher e os estabelecimentos serão fechados durante a semana, com funcionamento apenas de farmácias e estabelecimentos que fornecem comida através de delivery.  Aos sábados, o funcionamento será somente até o meio dia e, aos domingos, todos os estabelecimentos estão fechados. Fabiano Lucas lembrou que intenção é salvar vidas.

Na cidade de Paracatu, um Decreto Municipal que entrou em vigor nessa segunda-feira (01), estabelece um rodízio para circulação na cidade. As pessoas com CPF com número final par, poderão ir ao supermercado nos dias pares. Aqueles consumidores que tiverem o documento com número final ímpar, poderão comparecer aos supermercados em dias ímpares, sendo somente um membro por núcleo familiar.

O prefeito de Paracatu, Igor Santos, também ampliou o número de fiscais de 16 para 100 e criou um auxílio emergencial com valores de R$ 200,00 e de R$ 400,00 para socorrer as pessoas mais necessitadas. Paracatu tem 4.612 casos confirmados de Covid-19 e 63 mortes.

Como o Patos Hoje já havia mostrado, as cidades de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Tiros, Coromandel, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Guimarânia também adotaram Decretos limitando o funcionamento de atividades e serviços para conter o avanço do vírus.