A conselheira tutelar Valéria Elias confirmou que o telefone de plantão deixou de funcionar há cerca de 1 mês.

Acionar o Conselho Tutelar de Patos de Minas à noite, nos feriados e finais de semana tem sido tarefa difícil. O telefone disponibilizado para acionar o órgão nos casos que envolvem crianças e adolescentes simplesmente não funciona. O problema que já vem ocorrendo há alguns dias voltou a se repetir nesse final de semana.

A conselheira tutelar Valéria Elias confirmou que o telefone de plantão do órgão deixou de funcionar há cerca de um mês. Entretanto, ela não soube precisar o motivo do corte da linha e alega que o problema tem gerado transtornos também para as conselheiras tutelares que ficam sem ter como receber os chamados.

Valéria informou que já notificou a Prefeitura, que é responsável pela manutenção do Conselho Tutelar, para que o problema seja resolvido. Ela afirmou também que o caso foi levado ao Ministério Público. As conselheiras tutelares aguardam uma solução do problema para dar continuidade ao trabalho fora do horário de expediente.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. Sem telefone de plantão, o órgão fica impossibilitado de trabalhar prejudicando toda a sociedade.

Autor: Maurício Rocha