Com o número de casos de Covid-19 em ascensão preocupante em Patos de Minas, a quantidade de testes positivos para a doença também tem crescido. Segundo a Gerente de Serviços Epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Elizaine Bicalho, a taxa de casos positivos em relação a todos os testes realizados está entre 50% e 60% - ou seja, a cada dois exames analisados nos laboratórios, um acusa Covid-19. Antes, esse número costumava girar em torno de 30%.

Ainda segundo a gerente de vigilância, foram efetuados cerca de 10 mil testes em Patos de Minas desde o início da pandemia até o início deste mês. Esse número inclui apenas os exames do tipo RT-PCR realizados em parceria com a Prefeitura, excluindo os testes rápidos e os feitos utilizando outros métodos.

“Os números são preocupantes, pois nós estamos testando somente pessoas sintomáticas. Não se testa assintomáticos”, adverte Elizaine. “Por isso, se há mais pessoas com sintomas sendo testadas positivamente, é porque o vírus está circulando mais”.

As coletas feitas na cidade são encaminhadas aos laboratórios da Universidade Federal de Uberlândia em Patos de Minas e da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba. Quando a demanda por testes supera a capacidade dos dois locais, os exames excedentes são transferidos para laboratórios privados. Segundo a Prefeitura, o tempo de espera para entrega do resultado - que antes era de até uma semana - hoje é de 24 a 48 horas.

Além da taxa de positividade dos testes, outros números da Covid-19 assustaram ao longo da última semana. No domingo (31), a ocupação dos leitos públicos de UTI em Patos de Minas chegou a 100%. Já na quinta-feira (04), a cidade ultrapassou a marca de 6 mil casos registrados da doença, com 107 óbitos. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou a confirmação de 155 casos de quarta para quinta. É o maior número de confirmações já registrado em um único dia.

Com a situação cada vez mais crítica, o prefeito Luís Eduardo Falcão anunciou na manhã de quinta-feira (04) medidas restritivas para o funcionamento do comércio na cidade. A maior parte dos estabelecimentos permaneceu fechada no final de semana. A Prefeitura também divulgou o protocolo único de enfrentamento à Covid-19 que deverá ser seguido pela população nos próximos dias.