Foto: Flávio Antônio

Os homens do Corpo de Bombeiros tiveram dificuldades para capturar um enorme Tamaduá Bandeira que se perdeu na noite dessa sexta-feira (12) no bairro Ipanema. O animal faz parte da fauna silvestre da América do Sul e, por causa da caça predatória, está ameaçado de extinção.

Ninguém sabe ao certo de onde surgiu o animal. O Tamanduá Bandeira foi visto tentando entrar nas residências. Assustado ele acabou entrando em um lote vago na rua Jovina dos Reis Teixeira. Preocupados com a saúde do animal, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros.

A captura do Tamanduá Bandeira, no entanto, não foi tão simples. O animal se escondeu no mato do lote vago e deu muito trabalho. Os bombeiros só conseguiram laçar o bicho depois que ele voltou para o meio da rua. O trabalho durou quase uma hora e a captura só aconteceu por volta de meia noite.

O Tamanduá Bandeira se alimenta de formigas. O animal não tem dentes, mas possui uma enorme língua. O focinho comprido e o rabo que parece um espanador de pó fazem do Tamanduá um bicho inconfundível. Mas apesar dos apelos e da proibição legal, o animal ainda é alvo de caçadores na região.

No ano passado dois homens foram presos transportando a carne de um Tamanduá. Por isso, a preocupação em proteger o animal. O Tamanduá foi capturado e levado para um lugar seguro, longe da ameaça dos caçadores.