Um homem de 29 anos foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Patos de Minas suspeitos de participarem de uma quadrilha que aplica o golpe do falso cartão clonado. Eles estavam em um veículo GM Onix que foi abordado na avenida Angra dos Reis – no bairro Copacabana. O adolescente confessou que estava em Patos de Minas para aplicar golpes.

A Polícia Militar fazia patrulhamento pelo bairro Copacabana e estranhou o comportamento dos dois ocupantes. Diante da atitude suspeita, o veículo foi acompanhado e abordado na avenida Angra dos Reis. Durante buscas pessoal e no veículo, foram localizados uma máquina de cartão de crédito/débito da marca Sumup de cor branca e alguns extratos bancários do Banco do Brasil de uma determinada pessoa, bem como dois cartões, sendo um Master Card e outro Visa, com o mesmo nome e outro partido ao meio.

Ao serem questionados pelos policiais, os dois suspeitos entraram em contradição e o adolescente acabou confessando que está na cidade para aplicar golpes. Ele disse que os dois tinham acaba de sair da casa de uma vítima, onde tinham furtado os cartões após se passarem por funcionários do Banco do Brasil, sendo furtado no local os cartões juntamente com suas senhas.

Os policiais fizeram contato com a vítima, que informou ter recebido uma ligação de uma suposta funcionária da loja Casas Bahia, informando que havia comparecido na loja uma pessoa com os cartões em nome da vítima, que provavelmente os seus cartões teriam sido clonados. Nesta ligação a pessoa pediu para que a vítima ligasse no banco para pedir o cancelamento dos cartões. A própria pessoa informou o número que a vítima deveria ligar.

Ao ligar no número indicado, uma suposta funcionária do Banco do Brasil atendeu e afirmou que iria mandar outro funcionário recolher os cartões e senhas. Alguns instantes depois, o adolescente chegou em sua residência bem vestido, se passando por funcionário do banco, e recolheu os dois cartões do Banco do Brasil com as referidas senhas e dados pessoais.

Questionados, os autores relataram que após a subtração dos cartões da vítima, deslocaram até a agencia do Banco do Brasil e efetuaram um saque com o cartão da vítima no valor de 200,00 reais e uma transferência no valor de 1.000,00 reais para uma conta e ainda realizaram o pagamento do aluguel da residência com dinheiro sacados de outras contas.

Na casa que os estelionatários alugaram no bairro Laranjeiras, os policiais encontraram mais duas máquinas de cartão, cartões bancários, extratos de transações bancárias e porções de drogas. Os policiais descobriram ainda que o veículo usado pelos suspeitos passou pela cidade de Bom Despacho e Pará de Minas no início deste mês e que diversos registros de golpes foram registrados após a passagem deles.

Os suspeitos confessaram que passaram por essas cidades, mas negaram ter cometido crimes. O adolescente informou que era outra pessoa que fazia as transações bancárias. Para a Polícia Militar, a dupla faz parte de uma quadrilha, que atua com furto e clonagem de cartões bancários.

O homem de 29 anos foi preso e o adolescente de 17 anos foi apreendido. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Plantão pelo crime de estelionato. A Polícia Civil deverá continuar investigando o caso.