Os supermercadistas de Patos de Minas estão preocupados com o crescimento do número de furtos a estes estabelecimentos. Eles acontecem diariamente e, para evitar os prejuízos, os empresários do setor investem em equipamentos de segurança. As câmeras de vídeo estão cada dia mais presentes nas empresas do setor e os flagrantes acontecem o tempo todo.
Alguns supermercados criaram verdadeiras centrais de monitoramento. O Bernardão possui uma equipe de vigilância e uma central de monitoramento com 26 câmeras espalhadas pelos mais diferentes setores. Profissionais treinados acompanham a rotina dos clientes e não dão trégua para os ladrões.
O circuito interno de TV não demora muito para conseguir dois flagrantes. No primeiro caso, o alvo do rapaz é uma garrafa de vodka. Ele fica um bom tempo no supermercado, escolhe a melhor marca e põe a garrafa dentro da calça. No segundo caso, o vídeo mostra um garoto pegando uma embalagem de picanha, a carne mais procurada para o churrasco, e põe dentro da bermuda.
De acordo com Antônio Júnior, gerente do supermercado, bebidas, energéticos e roupas são os produtos preferidos dos ladrões, mas ele explica que outros itens também são levados pelos ladrões. Caixas vazias de brinquedos mostram que os larápios retiram os produtos e deixam apenas as embalagens.
Outro tipo de furto que está se tornando comum é o de tampas de garrafas. Segundo o chefe de segurança do supermercado, elas são usadas na falsificação de bebidas. Ele explica também que os ladrões não têm um perfil certo. São homens, mulheres e crianças tentando levar um produto extra sem pagar a conta.
Antônio Júnior alerta, no entanto, que quem comete esse tipo de delito corre o risco de passar muita vergonha e ainda sair preso de dentro do supermercado. O gerente explica que a central de monitoramento funciona 24 horas e estão de olho em cada movimento suspeito dentro da loja.
Autor:
Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]