Em reunião com os diretores, a Superintendência Regional de Ensino e o Ministério Público estão buscando alternativas para resolver o problema.
O problema se repete a cada ano. É só se aproximar o período de matrículas e longas filas se formam nas portas de algumas escolas de Patos de Minas. A Escola Normal e o Professor Modesto são os mais concorridos. Nesses dois locais já é possível verificar filas gigantescas. Em reunião com os diretores de escolas, a Superintendência Regional de Ensino e o Ministério Público estão buscando alternativas para resolver o problema.

Na Escola Estadual Antônio Dias Maciel, a Escola Normal, pais enfrentam sol e chuva para garantir uma das 25 vagas que serão disponibilizadas em 2012 para o sexto ano. Os nomes estão em lista que é controlada pelos próprios candidatos. E não há como escapar da fila. De tempo em tempo é feita uma chamada para verificar quem continua no local. Quem não responde a chamada é automaticamente cortado da lista.

Na Escola Estadual Professor Modesto a situação se repete. Esta é ainda mais concorrida e muita gente aproveita para ganhar um dinheiro extra. Muitos dos que aguardam na fila estão segurando vaga para outras pessoas. A garantia da matrícula chega a custar mais de R$ 500,00. Quem não está disposto a pagar esta quantia improvisa acomodações nas calçadas próximas para não perder a vaga.

As matrículas nas escolas públicas serão realizadas no período de 12 a 16 de dezembro e uma mudança é certa. Em reunião com os diretores de escolas na tarde dessa quarta-feira (07), a superintendente regional de ensino, Susie Pereira, comunicou que o zoneamento será respeitado. Ela disse que os estudantes que moram próximos às escolas terão prioridade. As vagas que sobrarem vão atender as pessoas que estão na fila. A superintendente garantiu que há vagas nas escolas públicas suficientes para atender todos os alunos cadastrados.

Autor: Maurício Rocha