De acordo com informações da Polícia Militar, o teleatendimento do 190 recebeu uma ligação de uma mãe que, bastante nervosa, dizia que o seu bebê estava engasgado e não conseguia respirar. Imediatamente a Soldado Helen, começou a acalmar e orientar a solicitante, mãe da recém-nascida de aproximadamente um mês, sobre os procedimentos para que fossem desobstruídas as vias aéreas da criança que havia se engasgado durante a amamentação.

Os policiais destacaram que a Soldado Helen conseguiu orientar com profissionalismo e tranquilidade a mãe da criança que, após realizar os procedimentos, conseguiu desobstruir a as vias aéreas da recém nascida, tendo a criança recuperado o fôlego. Juntamente com as orientações que eram passadas pela militar à mãe da criança, também foi empenhada uma guarnição PM que rapidamente chegou na residência da solicitante.

No mesmo instante, foi acionado também o Corpo de Bombeiros Militar. Quando a Equipe Policial chegou ao local, a mãe da criança havia acabado de realizar as manobras e a criança já havia recuperado o fôlego e estava bem. Na sequência, compareceu uma Equipe do Corpo de Bombeiros que avaliou o bebê e fez a mesma constatação. A mãe da criança foi orientada a procurar atendimento médico para avaliar a saúde da criança, tendo em vista o que aconteceu.