A proposta do prefeito Luís Eduardo Falcão de criar novos cargos de livre nomeação na Prefeitura de Patos de Minas vai ter que esperar um pouco mais. Durante a reunião ordinária desta quinta-feira (20), o vereador Vicente de Paula pediu vista e adiou a votação. O Grupo Orgulho em Ser Patense levou um cabideiro para o plenário da Câmara em protesto contra a medida.

O Projeto de Lei Complementar 894 encaminhado à Câmara pelo Executivo prevê a criação de sete novos cargos de livre nomeação, sendo um cargo de assessor de relações públicas, um cargo para assessor especial e quatro cargos de assessor de projetos. Além disso, o prefeito pede o aumento de mais um cargo de diretor, passando de 44 para 45 o número de diretores de secretarias na Prefeitura de Patos de Minas.

O vereador Vicente de Paulo pediu vista e disse que pretende estudar melhor a proposta de criação dos novos cargos. Ele disse também que pretende incluir uma emenda, para que os novos cargos sejam preenchidos através de concurso público, e não por livre nomeação como está previsto no Projeto de Lei encaminhado pelo executivo.

Também ficou sob vista, desta vez a pedido do vereador Itamar André, o Projeto de Lei Complementar 893/2022 que prevê a contratação de novos profissionais para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A proposta prevê a contratação de psicólogo, assistente social e educador social para atuarem no município.

Já o Projeto de Lei que prevê a equiparação do salário do coordenador do Procon com o dos procuradores do município foi aprovado em dois turnos. Com isso, o coordenador do Procon passa a ter vencimento mensal de R$ 7.530,95.