O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Patos de Minas – SINTRASP - encaminhou ofício à Administração Municipal reivindicando um reajuste salarial da ordem de 18,5% para a categoria em 2022. A data base dos servidores municipais é o mês de janeiro, mas o percentual de reajuste ainda não está fechado.

A direção do SINTRASP informa no ofício encaminhado à Administração Municipal que o percentual de 18,5% reivindicado pela categoria é referente à inflação dos últimos 12 meses, que ficou na casa de 10,25%, mais um ganho real de 8,25%. Segundo o Sindicato, no ano passado, não houve ganho real para a categoria.

Em entrevista ao Contraponto do Patos Hoje este mês, o prefeito Luís Eduardo Falcão adiantou que vai reajustar os salários dos servidores públicos municipais. O chefe do executivo não definiu um percentual, mas garantiu que o reajuste será de pelo menos a recomposição da inflação que ficou acima de 10%.

O Sindicato também pede a elevação do Tiket Alimentação de R$558,88 para R$670,00 o que corresponde a 20% de aumento. Também solicitam a agilização do plano de cargos e salários visando à valorização dos servidores; revisão geral do estatuto dos servidores com participação do SINTRASP; e direito do Sintrasp de acompanhar e participar efetivamente da reforma administrativa proposta pelo prefeito em campanha.

As reivindicações continuam pedindo a volta da Garantia de pagamento de férias-prêmios em espécie; aumento do valor das diárias para quem realiza deslocamentos diários em serviço; garantia de pagamento em dia dos salários e do 13º salário e iniciar as tratativas de negociação visando à regularização dos quinquênios que estão suspensos. “Esse é um dos motivos de preocupação dos servidores”, disse. Também pede que seja enviado para a Câmara um projeto de lei para piso mínimo para servidores do magistério, para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de combate a endemias.

No ofício, o Sintrasp justifica que o reajuste de 18,5% e todas as reivindicações são justas devido à reforma da previdência aprovada no final do ano passado, que importará em mais recursos para o município, a postergação dos triênios, fator que trouxe grandes prejuízos aos servidores e ainda a perda dos quinquênios e das férias-prêmio.