O gerente do Departamento de Infraestrutura e Capacitação Tecnológica da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Sylvio Napoli Júnior, ministrou uma palestra sobre "As Novas Regras de Etiquetagem de Produtos Têxteis". O evento foi promovido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário de Patos de Minas e Alto Paranaíba - SINDIVEST, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Durante a palestra, Sylvio Napoli destacou que a intenção foi apresentar a Lei de Etiquetagem e orientar os empresários para o cumprimento dela, evitando-se assim, penalizações com autuações e multas. Ele comentou que não houve grandes alterações em relação à legislação que estava em vigor. "O Novo Regulamento veio ratificar o que já existia e com abrangência no Mercosul", comentou. As grandes mudanças foram com relação à fiação de tecelagem e malharia.

Segundo ele, na palestra foram transmitidas ainda orientações sobre a aplicação correta da simbologia que é um dos seis itens obrigatórios na confecção da etiqueta. "Esta norma brasileira foi alterada há um ano e tornou-se obrigatória", comentou. Ele enfatizou que as empresas devem observar, atentamente, a aplicação destas normas para evitar que sejam notificados.

Para a presidente do SINDIVEST, Teresinha Martins, a entidade tem procurado atender e orientar os empresários do segmento sobre as alterações que repercutem na produção e podem, inclusive, trazer prejuízos se não seguidas. "Temos interesse em promover eventos como este que proporcionam o aperfeiçoamento profissional", concluiu.