A segurança no comércio de Patos de Minas foi o tema de um encontro promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas na manhã desta quarta-feira (03). A iniciativa reuniu representantes das polícias Civil e Militar, comerciantes, lideranças do município e diretores de entidades de classe no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
A reação dos comerciantes foi provocada, principalmente, pelo assassinato do empresário Jairo Pinto de Oliveira, 56 anos, no início do mês passado. Ele foi morto em um assalto quando seguia para fazer um depósito em uma agência bancária. Quatro envolvidos foram apresentados na tarde dessa terça-feira (02) e dois já estão presos. Leia mais.
Para o Sindicato do Comércio Varejista, no entanto, esta é a hora de buscar alternativas para reduzir os índices de violência na cidade. O encontro foi aberto pelo presidente da entidade, Sebastião Andrade, que falou sobre a preocupação dos comerciantes com os altos índices de violência. Em seguida, o presidente do SindComércio abriu espaço para os representantes de outras entidades falarem sobre segurança pública.
O secretário municipal de governo, Emanuel Kappel, representou a prefeita Béia Savassi. Ele citou os programas esportivos e culturais que são desenvolvidos pela Prefeitura para contrapor a violência e disse que o processo de licitação para a construção do abrigo de menores já foi aberto. O secretário também apresentou projetos para montar a Guarda Municipal e para a contratação de agentes de trânsito.
O comandante do 10º Departamento da Polícia Civil, delegado Márcio Siqueira, mostrou números e disse que Patos de Minas ainda é uma ilha de tranquilidade. Ele lembrou que assumiu a região em 2007 e que, logo em seguida, foi surpreendido com a notícia de que as Polícias desta região eram as piores do Estado. Em dois anos de trabalho árduo, a corporação conseguiu alcançar o 1º lugar de Minas em resultados.
De acordo com Márcio Siqueira, o grande vilão da criminalidade é o tráfico de drogas e que as ações para combater esta modalidade criminosa estão sendo realizadas com repressão especializada e a descapitalização das quadrilhas. E cobrou das autoridades a construção de uma clínica para a recuperação dos dependentes que, segundo ele, é o que falta para combater definitivamente o tráfico de entorpecentes.
O último componente da mesa a usar a palavra foi o Ten Cel Elias, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar. Ele abriu a palestra dizendo que o trabalho de segurança pública não é feito somente pelas Polícias Civil e Militar e lamentou a ausência de representantes de órgãos como o Ministério Público e do Poder Judiciário.
O comandante da Polícia Militar disse que, apesar da sensação de insegurança, os índices de crimes violentos em Patos de Minas caíram aos níveis de 2003, chegando a 2,75 casos por cada grupo de mil habitantes. Crimes violentos são latrocínios, homicídios, tentativas de homicídio, sequestros, assaltos e outros delitos de maior gravidade.
De acordo com o Ten Cel. Elias a meta é reduzir ainda mais estes índices, mas isto vai depender da participação da comunidade e de outros órgãos. Ele informou que, só no ano passado, mais de 4 mil pessoas foram presas e 1.123 menores apreendidos, todos em flagrante. Alguns têm mais de 70 passagens pela polícia. O comandante do 15º BPM afirmou que a Polícia Militar está trabalhando muito, mas que a segurança pública depende de outros fatores.
O encontro prossegue durante toda a manhã desta quarta-feira (03) e deverá provocar a realização de novas reuniões.
SindComércio reúne autoridades e lideranças para debater sobre segurança
A segurança no comércio de Patos de Minas foi o tema de um encontro promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Saúde
Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas
- (3)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Casa da Mulher é transferida para o Centro de Patos de Minas e amplia acolhimento às vítimas
- (3)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Esportes
Em busca da Elite do Mineiro, novo técnico do Mamoré manda recado para a torcida do Sapão
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Cidade
Célio Humberto é eleito novo presidente da Coopatos; eleição aconteceu hoje
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 26/03/2026
- em Regionais
Caminhão carregado com sementes capota na BR-146 e três pessoas ficam gravemente feridas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]