Funcionários do Hemocentro e do Centro de Internação Provisória – CEIP – participaram, nesta segunda-feira (25), de um treinamento do Corpo de Bombeiros para formarem uma Brigada de Incêndio em suas unidades. A formação de brigadistas é uma exigência legal para determinadas empresas e órgãos públicos para garantir mais eficiência e rapidez em casos de incêndio e pânico.

Durante o curso, as pessoas receberam treinamento de combate a incêndio e também de socorro às vítimas. Eles aprendem ainda sobre o que fazer em caso de pânico. A função do brigadista é a de atuar em caso de princípio de incêndio para evitar danos maiores ao patrimônio e, desta forma, também preservar vidas.

De acordo com o Sargento Honório o intuito de ter o pessoal treinado é conseguir uma ação rápida, no princípio do fato, de modo a evitar danos maiores, tanto a vida, em casos de primeiros socorros, quanto ao patrimônio com o combate aos incêndios ainda no princípio. De acordo com o técnico de laboratório, Paulo Roberto, o treinamento é importante para que os funcionários se capacitem a realizar os primeiros atendimentos até a chegada dos bombeiros.

Ele ressaltou que já participou de treinamentos anteriores e que conhecimento nunca é demais. Quem também participou do treinamento foram os trabalhadores do Centro de Internação Provisória. De acordo com o diretor do CEIP, Bruno Luiz de Oliveira, o treinamento visa a busca pela excelência no ambiente de trabalho. “Se acontecer algum sinistro é importante que a gente esteja preparado para dar essa primeira resposta”, disse ele.