Os segurados do INSS de Patos de Minas estão preocupados com a falta de atendimento presencial na cidade. Os beneficiários têm reclamado de que seus exames de perícia estão sendo transferidos para outros municípios, como Paracatu, Uberlândia, Uberaba e Araguari. Com a mudança, pessoas idosas ou portadoras de auxílio-doença, por exemplo, precisam se deslocar muitos quilômetros para serem atendidas .

Além disso, há também o temor de que o INSS coloque o pagamento em um banco existente apenas na cidade da perícia. Caso isso aconteça, o segurado precisaria viajar novamente para receber o dinheiro. Tudo isso em meio à pandemia de Covid-19, momento em que o recomendado é que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco evitem ao máximo deixar suas casas.

As agências do INSS haviam fechado em março deste ano devido à pandemia do novo coronavírus. A instituição passou a atuar somente de forma remota até setembro, quando as unidades voltaram a atender presencialmente os segurados que agendaram suas consultas pelo site ou pelo aplicativo. No entanto, segundo os beneficiários, serviços como os exames de perícias não estão sendo realizados na unidade de Patos de Minas.

Procurada pelo Patos Hoje, a Previdência Social não se pronunciou sobre as transferências das perícias médicas. Quanto à questão do pagamento de benefício, o INSS afirmou que ele é determinado, aleatoriamente, em uma instituição bancária no município de residência informado pelo cidadão, a não ser que o mesmo solicite a transferência para outro banco.