As condições das estradas rurais de Patos de Minas estão afetando não só os produtores e as famílias do meio rural, a educação também está sendo afetada. Como o transporte escolar se tornou praticamente inviável, seis escolas tiveram as aulas presenciais suspensas. O calendário foi alterado e as aulas perdidas deverão ser repostas em um novo calendário escolar.

As escolas que tiveram as aulas suspensas presenciais são: E.M. João Gualberto de Amorim, no Curraleiro; E.M. Abdias Caldeira Brant, em Alagoas; E.M. Delfim Moreira, em Lanhosos; E.M. Jeremias Francisco de Paula, em Santa Maria; E.M. Cônego Getúlio, em Pilar; e E.M. Gino André Barbosa, em Posses do Chumbo, sendo que esta última também está passando por uma reforma.

A justificativa para a suspensão das aulas são as intempéries dos últimos dias que deixaram as estradas inviáveis para a execução do transporte escolar. A Secretaria Municipal de Educação ainda prevê que as condições climáticas não são favoráveis para a volta às aulas com segurança. Ela também destacou que os alunos não ficarão prejudicados com relação à aprendizagem.

Os professores estarão em recesso até quando perdurar a situação do transporte escolar, mas poderão enviar mensagens de apoio para os alunos continuarem estudando. Haverá a reposição das aulas assim que for possível. A pretensão é que o retorno aconteça ainda em março. O ofício foi comunicado nessa quarta-feira (17).