A Secretária Municipal, Sônia Maria da Silveira, esclareceu nesta sexta-feira (04) como será a volta às aulas nas escolas e centros municipais de educação de Patos de Minas. Reformas devem alterar o início das aulas em algumas instituições da rede. Ela explicou também que houve uma grande procura por vagas na rede, de forma até incomum, por isso foi necessário fazer algumas adaptações para receber todos os estudantes.

A volta às aulas nas escolas e centros municipais de educação está marcada para a próxima segunda-feira (07). No entanto, há algumas situações peculiares na rede para as quais os pais e estudantes devem se atentar. Devido à reforma da Escola Municipal Gino André, na comunidade de Posses, a volta às aulas no dia 07 será de forma remota, ou seja, não-presencial. No entanto, na outra semana um grupo de alunos já poderá retornar às aulas presenciais.


Na Escola Municipal Jacques Correa, já conseguiram outro espaço, ainda falta a reforma no Anexo, uma vez que o tempo chuvoso atrapalhou o serviço, mas as aulas no anexo devem se iniciar na quarta-feira (09). No Centro Municipal de Educação Cebolinha, que teve o prédio demolido, falta construir uma cozinha, o que está sendo feito, por isso as aulas devem começar na outra segunda-feira (14).

O Centro Municipal de Educação Ivalda também deve voltar às aulas na quarta-feira (09) em um espaço alocado. A secretária Sônia informou que estão fazendo ampliações e reformas nos prédios das escolas e centros municipais, mas devido à chuva houve atrasos, mas que o trabalho está acontecendo. Ela informou também que estão sendo construídas novas escolas no Bairro Sebastião Amorim e no antigo Projeto Saci.

A secretária salientou que foi identificada uma procura de vagas incomum este ano e que infelizmente não tem vaga para todo mundo, por isso teve que fazer algumas alterações. Ela disse que fica muito feliz pela confiança dos pais, porém o número de alunos é muito superior aos anos anteriores. Ela destacou que não está medindo esforços para receber os estudantes.

Com relação à contratação de profissionais, ela ressaltou que nem todos os estagiários foram contratados para os Centros Municipais de Educação, mas que as coordenadoras estão prontas para orientar e tirar as dúvidas de todos. A volta às aulas presenciais também manterá os protocolos sanitários como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Os kits de materiais escolares serão distribuídos no final de fevereiro e os tablets no mês de março. Os diretores das escolas e os servidores da SEMED estão prontos para esclarecer quaisquer dúvidas dos pais e estudantes.