Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais lançaram em Patos de Minas, na manhã desta sexta-feira (16) o Disque-Denúncia Unificado 181. O encontro aconteceu no auditório do Caiçaras Country Clube. Essa foi a 14ª região do Estado que passa a contar com o serviço que vem se expandindo gradativamente para toda Minas Gerais.

O lançamento oficial em Patos de Minas contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, inclusive o Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Moacyr Lobato de Campos. Ele falou da importância da participação da população. “Em outras cidades que já existe o 181, o serviço tem sido fundamental na prisão de traficantes, e homicidas, na apreensão de armas e drogas, na atuação de estabelecimentos irregulares e entre outros sinistros”, afirmou Moacyr Lobato.

O Disque denúncia, com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, proporciona à população um instrumento eficaz de combate à criminalidade, contribuindo com o trabalho das Forças Policiais e do Corpo de Bombeiros com sigilo absoluto na recepção de denúncias de crimes e sinistros.

O 181 é um trabalho que reúne, numa mesma central de atendimento, a recepção de chamadas telefônicas de denúncias de crimes e sinistros. Conforme demonstram os resultados até o momento, o sistema de denúncias às corporações policiais e de bombeiros de Minas Gerais agiliza o atendimento à população e contribui para a redução da criminalidade. Os serviços de urgência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bmbeiros) e 197 (Polícia Civil) continuam atendendo normalmente as demandas da população.

As chamadas feitas para o 181 preservam a identidade do denunciante, pois não permitem a identificação do denunciante e do seu telefone. Esse procedimento garante o sigilo absoluto ao denunciante, que também não pode se identificar. No ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar o resultado das investigações.

DIA E NOITE

O serviço funciona 24 horas por dia e é movido pelo interesse da população. O disque denúncia possibilita que as pessoas que vivem de perto o problema e se incomodam com os crimes liguem e informem onde está ocorrendo o fato. Ninguém melhor do que a própria sociedade para ligar e denunciar. Com isso, as informações são mais detalhadas e ajudam substancialmente no combate ao crime. A população é parceira da segurança pública. Os profissionais que fazem parte do sistema são coordenados por oficiais do Cobom, da PM e delegados da Polícia Civil.