O Programa Municipal de Prevenção e Combate à Dengue vai iniciar uma série de mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade. Os visitadores sanitários e voluntários vão percorrer os quatro cantos da cidade recolhendo todo tipo de material que possa servir de criadouro para o mosquito Aeds Aegypti.

A preocupação das autoridades em saúde é por que esta época de chuva e calor é propícia para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Muitas cidades de Minas enfrentam problemas com a doença e, em Patos de Minas, o índice de infestação cresceu muito nos últimos dias.

Para evitar uma epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma varredura em todo perímetro urbano. A cidade foi dividida em seis grandes setores. Até o dia 24 de Fevereiro, todos os bairros terão recebido os visitadores sanitários do programa para a coleta de materiais recicláveis. Eles vão de casa em casa recolhendo tudo que possa acumular água.

“Patos de Minas deve se unir contra esta doença. Por isso, os mutirões têm como objetivo fiscalizar, identificar novos criadouros, levar orientações sobre prevenção e ensinar os moradores a como manter seus quintais e jardins limpos e, principalmente, livres dos focos do mosquito Aedes Aegypti”, alertam os coordenadores da campanha.

Nesta sexta-feira (12), os visitadores sanitários vão visitar a região 2, que envolve os bairros Alto Caiçaras, Caiçaras, Aurélio Caixeta, São Francisco, Abner Afonso, Bela Vista, Jardim Floresta, Vila Garcia, Jardim Paraíso, Jardim Centro, Valparaíso, Jardim Califórnia, Novo Horizonte, Alto Colina, Nova Floresta, Jardim Aquarius, Monjolo, Jardim Esperança, Morada do Sol, Alto Limoeiro, Alto da Boa Vista.

No dia 18 de fevereiro, o mutirão será realizado na região 3, atendendo os moradores dos bairros Eldorado, Cônego Getúlio, Jardim Panorâmico, Sebastião Amorim, Jardim Recanto, Cidade Jardim, Antônio Caixeta, Boa Vista, Lagoa Grande.

No dia 19 de fevereiro, será a vez da região 1 a ser atendida pelo programa. Esta área envolve os bairros Barreiro, Nossa Senhora de Fátima, Alvorada, Coração Eucarístico, Sorriso, Jd. Itamarati, Padre Eustáquio, Cerrado, Nossa Senhora das Graças, Rosário, Jd. América, Lagoinha, Guanabara, Copacabana, Sobradinho.

No dia 22 de fevereiro, o mutirão vai até a região 6, que envolve todo o centro da cidade. E no dia 23, será a vez dos moradores localizados na região 5, que abrange os bairros Santo Antônio, Várzea, Brasil, São José Operário, Brasília, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha.

Por último, no dia 24 de fevereiro, o mutirão de limpeza será realizado nos bairros Santa Terezinha, Cristo Redentor, Santa Luzia, Vila Rosa, Distrito Industrial I, II e III, Jardim Paulistano, Cidade Nova, Ipanema, Jardim Andradas, Jardim Peluzzo, Jardim Céu Azul, Gramado, Planalto.