A Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas promoveu nesta sexta-feira (03) um encontro com especialistas da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- para tratar sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE. Diretores e coordenadores das 33 Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação participaram da formação que busca otimizar a verba do Governo Federal que chega para as instituições de ensino. A intenção é fazer com que todas consigam aplicar bem e na totalidade os recursos.

A formação aconteceu no Auditório do UNIPAM. O Professor da UFU, Peterson Gandolfi, coordenador de monitoramento do CECAMPE Sudeste- Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste- falou sobre o programa, explicando que a universidade ficou responsável por contribuir com a gestão dos recursos nas 41 mil escolas públicas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo ele, foi verificado que muitas escolas não conseguem aplicar todo o recurso devido à quantidade de regras impostas para o uso do dinheiro público, por isso a intenção de levar mais conhecimento aos gestores para que possam assim aplicar a totalidade do dinheiro com eficiência, para assim melhorar os índices, obtendo inclusive a possiblidade de recursos extras para as instituições. “Estamos tentando instituir em Patos de Minas o “Prefeitura Nota 10”, destacou. A Capital do Milho possui um índice superior ao nível nacional, com muitas escolas já nota 10.


A Secretária Municipal de Educação, Sônia Silveira, ressaltou a importância da formação para a educação do município. A intenção é oferecer mais informações para os diretores das Escolas Municipais e coordenadores dos Centros Municipais de Educação para que posam gerir melhor o dinheiro que chega direto na escola através do PDDE que é um programa do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-FNDE. “A intenção é valorizar o dinheiro que o diretor precisa gastar até 31 de dezembro”, concluiu dizendo que os diretores irão prosseguir no curso ministrado pelo CECAMPE.