A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), anunciou na quarta-feira (16) a realização do 1º Festival do Patrimônio Cultural de Patos de Minas. O evento ocorrerá entre os dias 21 de junho e 12 de julho, de forma virtual, e busca valorizar os bens culturais protegidos pelo patrimônio histórico e cultural da cidade. Haverá premiação para os melhores trabalhos.

O tema do Festival é “Patos de Minas: sua cultura, suas raízes – base para um novo mundo”. Os interessados poderão participar enviando vídeos em que retratam a execução de alguma das sete manifestações artísticas e culturais selecionadas: Congadas (Congado e Moçambique); Folia de Reis; Capoeira: roda e ofício dos mestres; Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais; Feitio da pamonha; Modo artesanal de fazer queijo minas; e Artesanato.

Depois de inscritos, os trabalhos serão submetidos à avaliação de uma Comissão de Seleção, que definirá quais apresentações serão premiadas. O valor destinado como premiação para cada categoria é de R$ 7.500,00, sendo que o montante será dividido e contemplará um limite máximo de 15 candidatos, levando em consideração a qualidade do trabalho apresentado (ainda que com equipamentos amadores). Isto significa que, neste caso, cada grupo contemplado pelo prêmio receberá R$ 500,00.

Para participar do festival, os interessados devem inscrever-se no período de 21 de junho a 12 de julho de 2021, no Museu da Cidade de Patos de Minas (Avenida Getúlio Vargas, 78). O edital completo com informações sobre o processo de inscrição e de análise dos trabalhos pode ser lido clicando aqui!