A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer já tem o projeto de revitalização do antigo cadeião, o mais antigo prédio institucional de Patos de Minas. A proposta está sendo apresentada nesta quarta-feira (06) para o Governo do Estado, que é o dono do imóvel. A intenção é transformar o imóvel em uma casa de cultura e espaço para abrigar o arquivo municipal. Veja o projeto!

Mesmo diante de toda a importância histórica, o prédio sofre com a ação do tempo e também de vândalos. A própria Prefeitura teve que fazer intervenções no local, como o fechamento das portas, para impedir a entrada de pessoas estranhas. O imóvel também foi alvo de furtos e está com o telhado todo esburacado.

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria de Cultura, tenta um acordo com o Estado para dar uma destinação ao imóvel. O Projeto que está sendo apresentado prevê a revitalização completa dos dois andares, instalação de cobertura transparente para que a fachada não seja descaracterizada e abertura de uma nova entrada pela avenida Padre Almir.

A ideia é fazer com que o imóvel seja cedido pelo Estado para abrigar a casa de cultura e o arquivo municipal. A Prefeitura também tenta convencer o Governo de Minas a disponibilizar os recursos para fazer as obras necessárias no prédio.