As obras de ampliação do prédio que abriga a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas seguem em ritmo acelerado. A boa notícia é que o Bloco Cirúrgico foi concluído e, com isso, a unidade hospitalar já terá condições de fazer cirurgias. Segundo a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, a expectativa é de que os atendimentos cirúrgicos comecem a ser feitos no próximo mês.

A pandemia da Covid-19 interrompeu a realização de cirurgias eletivas em todo o país por um longo período. Em Patos de Minas, são centenas de pessoas aguardando na fila. A conclusão do bloco cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia é um alento para esses pacientes. Outra boa notícia, segundo Ana Carolina, é a decisão do Governo de Minas de liberar R$ 200 milhões para zerar as filas das cirurgias eletivas.

A expectativa é de que não falte dinheiro para custear os tratamentos. De acordo com Ana Carolina alguns pacientes já estão, inclusive, com risco cirúrgico realizado, aguardando apenas que o dia da cirurgia seja marcado. A secretária informou que alguns procedimentos já serão realizados na próxima semana, sendo intensificados a partir de Janeiro.

Obras na Santa Casa

Além da construção dos blocos cirúrgicos, obras que foram concluídas neste mês, o Centro Universitário de Patos de Minas – através da Fepam – vai construir outros dois andares no prédio que abriga a Santa Casa. A estrutura vai passar a contar com 11 mil metros quadrados de construção. O investimento na obra é de R$ 10 milhões.