O temporal que caiu sobre Patos de Minas no final da tarde dessa segunda-feira (17), embora tenha alagado ruas e provocado o derramamento do Córrego do Monjolo, não interferiu no processo de redução das enchentes na cidade. Medição feita pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã mostra que o Rio Paranaíba continua baixando.

Ainda há várias áreas de alagamentos em Patos de Minas, mas pela primeira vez em oito dias, o nível do Rio Paranaíba ficou abaixo dos 10 metros acima do nível normal. A régua existente ao lado da Ponte do Arco, que serve para mediar o Rio e que estava encoberta pelas águas, voltou a aparecer nesta manhã.

Mesmo assim, as enchentes em Patos de Minas seguem sendo monitoradas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura. A medida feita nesta manhã mostra que o nível do Rio Paranaíba ainda está 9,80 metros acima do normal e o período de chuvas em Minas Gerais ainda está longe de terminar.

Em boletim informativo divulgado na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura informou que há 636 pessoas desabrigadas/desalojadas em Patos de Minas, sendo 527 adultos e 117 crianças.