O Rio Paranaíba já começa a atingir as copas das árvores. O monitoramento mostra que as águas já atingiram 7,90 metros acima do nível normal.

As chuvas intensas que caem sobre a região desde a primeira hora do ano já começam a preocupar os moradores das áreas ribeirinhas de Patos de Minas. O Rio Paranaíba já começa a atingir as copas das árvores. O monitoramento feito na manhã desta terça-feira (04) pelo Corpo de Bombeiros mostra que as águas atingiram 7,90 metros acima do nível normal.

Só de ontem para hoje, o nível do Rio Paranaíba subiu mais de meio metro. E a tendência é de que ele continue subindo. A terça-feira (04) amanheceu chuvosa e a previsão é de tempo fechado pelos próximos dias. De acordo com o Instituto Climatempo, pode chover até 80 milímetros por dia em Patos de Minas até o próximo sábado.

Se esta previsão se confirmar, o Rio Paranaíba pode transbordar em pouco tempo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, isso ocorre quando o nível atinge 9 metros acima do normal. Os bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa são os primeiros a serem atingidos pela enchente. O Rio cheio represa o Córrego do Monjolo e provoca as inundações.

O Corpo de Bombeiros recomenda que os moradores mantenham um membro da família fazendo o monitoramento das águas inclusive durante a noite. As pessoas também devem manter os objetos de maior valor nas partes mais altas da casa.

Autor: Maurício Rocha