O Rio Paranaíba continua subindo em Patos de Minas. Em medição feita pelo Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (10), o nível atingiu a marca dos 10 metros acima do normal. Este volume de água não é visto há muitos anos no município.

A medição aconteceu às 8h47 desta segunda. O nível de 10 metros acima do normal é 67 cm a mais do que o verificado ontem, 9,33 m. Os bombeiros calcularam que falta cerca de 1 metro para atingir a parte inferior da Ponte do Arco, no final da Avenida Joaquim Fubá.

As águas já saíram da caixa normal do fluxo e casas começaram a ser inundadas. Em diversos pontos, é possível ver áreas de pastagens alagadas. Pelo menos quatro famílias tiveram que deixar seus imóveis nas últimas horas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Tenente Fernandes, o Rio Paranaíba não atinge a marca dos 9 metros acima do normal desde 2008. Como a previsão é de chuva até sexta-feira (14), o rio pode subir ainda mais e trazer mais problemas.

Autoridades se reuniram na manhã desta segunda para traçar um planejamento para evitar novos transtornos, prejuízos ou vítimas. Nas rodovias, diversas interdições já foram providenciadas por surgimento de crateras, rachaduras ou quedas de barreiras. A orientação é para que motoristas evitem pegar as rodovias.

Em Patos de Minas, a Avenida Parque foi interditada na noite desse domingo (09). A Prefeitura ainda recomenda que motoristas evitem transitar pela região do Córrego do Monjolo, pela Avenida Fátima Porto com a Avenida Piauí, imediações da Lagoa Grande, proximidades do Hospital Regional e Avenida JK, em frente à São Cristóvão.