O Contraponto recebeu nessa terça-feira (23) o presidente da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Itamar Fernandes e o Conselheiro Estadual da OAB, Rafael Normandia. Os representantes falaram sobre as próximas eleições que acontecem já neste sábado (27) e sobre o trabalho do advogado na sociedade.

As eleições para a direção da 45ª Subseção de Patos de Minas, que conta com cerca de 1200 profissionais, terá chapa única para as eleições neste sábado (27), que acontecerá das 8h00 às 17h00. Os advogados inscritos e adimplentes poderão votar. “Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais cedeu urnas eletrônicas para o processo de eleição, o que vai garantir mais segurança ao pleito. Os advogados deverão memorizar os números dos candidatos”, destacou Rafael Normandia.

Serão eleitos os representantes da advocacia estadual nas 247 subseções, bem como os integrantes da Diretoria, Conselho Seccional, Diretoria da Caixa de Assistência, Conselheiros Federais e suplentes. Em Patos de Minas a votação ocorre na sede da Subseção, na Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, 1.155. De acordo com Rafael Normandia, o voto é obrigatório para todos os inscritos em dia com a Ordem, sendo necessária justificativa em caso de ausência, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade.

Em Patos de Minas, Itamar Fernandes que já presidia a 45ª Subseção encabeça a única chapa inscrita para concorrer ao pleito com o número 10451. “Houve um consenso para que apenas uma chapa concorresse”, explicou Itamar destacando o trabalho desenvolvido durante os últimos 3 anos. No âmbito estadual, a chapa com representantes patenses é a Pela Ordem com Você de número 22, encabeçada por Luís Cláudio. “Somos três advogados que estamos compondo a chapa”, explicou Rafael Normandia.

Durante a entrevista no Contraponto, os advogados ainda destacaram o trabalho da OAB na sociedade como atuação na criação de novas varas, divisão do cartório de registro de imóveis, defesa de direitos transindividuais e de temas relevantes para a sociedade. Os juristas ainda destacaram a importância de se escolher um profissional de confiança e o uso das redes sociais para publicidade e informação por partes dos advogados.