A Paróquia de Santo Antônio fez uma bela homenagem ao padroeiro da diocese de Patos de Minas nesta quinta-feira (13). O repique dos sinos entoou uma sonora cantiga por vários minutos. As badaladas chamaram a atenção de quem passava pelo centro e muitos aproveitaram para levar aos céus seus pedidos.

O seminarista Rodrigo da Diocese de Januária falou sobre a homenagem. Ele disse que o repique dos sinos é usado para louvar a Deus, reunir os vivos ou homenagear os mortos. Neste caso, a ação foi para homenagear o padroeiro da Diocese de Patos de Minas, santo que também dá nome à imponente igreja matriz na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.

O seminarista que está concluindo a formação no Seminário Dom José André Coimbra em Patos de Minas destacou que Santo Antônio ficou conhecido como santo casamenteiro, porque ele realizava os votos daqueles que o buscavam, mas Santo Antônio é na verdade quem foi o responsável por combater as heresias que surgiram naquele tempo. "Ele foi o martelo dos hereges", destacou.

O dia13 de junho, Dia de Santo Antônio, o Padroeiro do Município de Patos de Minas, se tornou feriado por força da lei municipal 971 de 1968. Além de servir para os solteiros fazerem seus pedidos para encontrar a pessoa amada, o momento serve de louvor para muitos devotos. Na Matriz, a imagem do santo recebeu uma iluminação especial para receber a visita dos fiéis.