O Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Rezende, participou na noite dessa terça-feira (24) de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir a questão da universidade na cidade. Vários diretores de escolas e instituições de ensino, vereadores e alunos da UFU compareceram à reunião. E a notícia não podia ter sido melhor. O reinício das obras só depende de um único documento e deve acontecer nos próximos dias.
De acordo com o reitor, havia um temor com relação à situação conturbada que vive o país para a aprovação da lei orçamentária, mas tudo aconteceu como esperado e até superou as expectativas. Ele disse que o orçamento da universidade recebeu um reajuste, passando de 1 bilhão e 200 milhões para 1 bilhão e 300 milhões de reais. Ele comemorou o acontecimento que mostra que a educação não será comprometida.
Com isso, a verba que já estava empenhada para as obras do campus da UFU em Patos de Minas não foi prejudicada. Ele contou que há cerca de R$3 milhões e meio empenhados para a construção do primeiro prédio da universidade na cidade. E isso deve acontecer em questão de dias. Ele confirmou que falta apenas um documento para ser assinado o que deve acontecer o mais breve possível.
Após a assinatura, ele contou que a retomada das obras vai depender apenas da empresa que venceu a licitação. “Ela terá um tempo para montar o canteiro de obras, contratar pessoal e etc”, informou. No entanto, isso também não deve ser problema. A direção da empresa já adiantou que a intenção é recomeçar a obra o mais rápido possível. “Nós devemos anunciar a retomada nos próximos dias. Não passa de abril”, garantiu o reitor.
Ele aproveitou para salientar que a instalação de uma universidade federal depende de vários órgãos e que havia um problema judicial que ele fez questão de resolver buscando parcerias com diversos órgãos como o Ministério Público. Após isso, ele afirmou que tudo foi realizado cercado do máximo de cuidado para evitar uma nova judicialização o que prejudicaria demais a instalação definitiva da universidade.
Elmiro Rezende também informou que já foi iniciado o processo de licitação para o segundo prédio do campus e deu mais uma notícia importante. Ele contou que o Ministério da Educação exige que os campi fora da sede da universidade tenham pelo menos 5 cursos superiores. Com isso, a implantação desses novos cursos que ainda não estão definidos também vai acontecer nos próximos meses. Um estudo está sendo feito para a escolha.
Depois da explanação, o Arquiteto da Prefeitura Marcelo Rodrigues Ferreira falou sobre o plano diretor de Patos de Minas e o local onde será a UFU. Ele explicou que o plano diretor da cidade já havia analisado várias condicionantes como acesso, infraestrutura e ocupação do solo com a chegada da UFU àquela região. “A localização da UFU naquela região é muito privilegiada e vai levar para lá mais desenvolvimento.”, afirmou. Um plano diretor está sendo realizado e deve prever todas as situações envolvendo a implantação do campus em Patos de Minas.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]