Até os telhados das casas estão sendo furtados.

Uma reunião de conciliação realizada na manhã desta sexta-feira (09) definiu a data para reintegração de posse do conjunto habitacional invadido no bairro Jardim Esperança. As cerca de 15 famílias que ocupam os imóveis devem deixar as casas até o dia 06 de outubro. Além de representantes das famílias, também participaram do encontro o comando da Polícia Militar, Ministério Público, Prefeitura e a empresa responsável pela obra.

O conjunto habitacional com 100 moradias foi construído nas imediações do bairro Jardim Esperança para abrigar famílias que moram em áreas de risco em Patos de Minas. A construção atrasou muito e quando o projeto estava quase concluído famílias de sem tento invadiram todas as casas.

A Justiça determinou a reintegração de posse e muitas famílias deixaram o local, mas nenhuma providência foi tomada e o conjunto habitacional foi destruído. Portas e janelas foram arrancadas, pias, vasos sanitários e tanques foram furtados. Algumas casas foram incendiadas. Uma comissão formada pela Prefeitura calculou o prejuízo em R$ 1,4 milhão.

Algumas famílias deixaram os imóveis, mas como não houve nenhuma ação do poder público, novas invasões ocorreram e os prejuízos só aumentaram. Até os telhados das casas estão sendo furtados. Além disso, o mato e a sujeira tomam conta do lugar.

Na reunião dessa sexta-feira, as famílias invasoras relataram os problemas e não demonstraram intenção de resistir a ordem judicial. O prazo para que ocorra a reintegração de posse ficou definido para o dia 06 de outubro. Outras reuniões ainda deverão ser realizadas.

Autor: Maurício Rocha