A Rede Coop Patos de Minas encerrou na manhã deste sábado (21) mais uma etapa do Programa Cooper Jovem, iniciativa que pretende levar a cultura do cooperativismo para dentro das salas de aula. Neste primeiro momento, professores de duas escolas do município foram treinados para implantar o programa nas escolas.

O Programa Cooperjovem é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) junto ao Sistema Ocemg e tem como objetivo contribuir para a formação de educadores e crianças a partir da disseminação da cultura cooperativista. Como uma cidade cooperativista, que conta com uma Rede de 13 Cooperativas - a Rede Coop decidiu adotar o Programa.

Em abril, através de uma parceria com o Sicoob Credicopa, houve o treinamento presencial com 25 professores. Outros dois encontros aconteceram de forma remota. Neste sábado (21) aconteceu o encerramento presencial, no auditório da Sede da cooperativa. O treinamento preparou os professores para levar o conteúdo para os estudantes.

Essa primeira etapa é realizada com a escola Norma Borges Beluco, com 95 alunos de três turmas do 9º ano, e a escola Professor Aristides Memória (CAIC), com 208 alunos de nove turmas do 6º ao 9º ano, que desenvolverão iniciativas de educação cooperativista em sala de aula.


Ronaldo Siqueira, presidente do Sicoob Credicopa, destacou a importância do cooperativismo e de levar o conhecimento para os estudantes que estão inseridos em uma comunidade com tantas cooperativas. "Por meio da educação e do cooperativismo, o Programa Cooperjovem fará a diferença na vida de seus participantes e, dessa forma, esse impacto positivo será ampliado para beneficiar toda a comunidade", concluiu.