A Receita Federal em Uberlândia/MG e a Faculdade Patos de Minas (FPM) assinarão Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para  implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em Patos de Minas/MG. A cerimônia para assinatura do ACT acontecerá nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 14h, na sede da FPM, Unidade Shopping JK - Rua Major Gote, 1901 - Centro, Patos de Minas/MG.

O delegado da Receita Federal em Uberlândia, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, e o chefe da Receita Federal em Patos de Minas/MG, o agente administrativo Juliano Gonçalves de Lima Magalhães, participarão da solenidade, junto com o diretor geral, Dr. Paulo César de Sousa; o diretor clínico, Dr. Paulo Segundo de Sousa; o diretor de projetos, o Dr. Sandro Pereira de Carvalho; o coordenador acadêmico, o professor Fredston Gonçalves Coimbra, e o coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis, o senhor André Augusto Locatelli, da Faculdade Patos de Minas.

A apresentação do NAF para a comunidade acadêmica da FPM acontecerá em evento on-line, no dia 20 de outubro, das 19h às 21h.

O objetivo da Receita Federal com a  implantação do NAF, em parceria com as instituições de ensino superior, é promover uma melhor  qualificação dos futuros profissionais de Contábeis, disponibilizar a  prestação de serviços fiscais a contribuintes carentes e  desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.

O NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto: a Receita Federal, a sociedade, a instituição de ensino e os alunos. A Receita Federal dissemina o conhecimento fiscal, contribuindo para a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária. Os contribuintes que não têm acesso ao serviço de um escritório de Contabilidade conseguem obter orientação contábil e fiscal de forma gratuita. Os estudantes chegam melhor capacitados ao mercado de trabalho. E as instituições de ensino formam melhores profissionais e aumentam o envolvimento com a comunidade.

“A Faculdade Patos de Minas e a Receita Federal do Brasil firmam acordo de parceria para a criação do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal). O objetivo desta parceria é proporcionar atendimento social para pessoas que não tem acesso a um contador. A parceria firmada oferece treinamento aos alunos e professores da Faculdade Patos de Minas. Em contrapartida a FPM oferece a estrutura e os professores, que serão responsáveis por orientar os alunos para maximizar o atendimento e solucionar as possíveis pendências que os atendidos possam vir a ter junto a Receita Federal do Brasil. Esta parceria proporcionará frutos tanto para as instituições e ainda mais para a cidade de Patos de Minas, pois a FPM vai muito além de uma Instituição de Ensino, a FPM é uma instituição que promove o desenvolvimento social, e que se preocupa com o desenvolvimento qualitativo da comunidade onde se insere”, afirmou o coordenador dos cursos, André Augusto Locatelli.

“O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Receita Federal e a FPM vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, através de treinamentos ofertados pelos instrutores da própria Receita Federal. Assim, estes alunos poderão realizar atendimentos à população carente e ao microempreendedor individual (MEI), visando colocar em prática, em prol da sociedade, o conhecimento adquirido. Reforçamos que o principal objetivo do NAF é contribuir para a melhor formação do futuro contador. Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este aluno para o mercado de trabalho”, declarou o delegado Eduardo.